T. Austin-Sparks (TAS) e Witness Lee (WL) – um breve relato.
Por Herald Hsu, estudante de Watchman Nee (WN), co-obreiro com o “pequeno rebanho” na China, espiritualmente impactado por T. Austin-Sparks.


1957 – Conversa especial sobre a Lei da Localidade entre TAS e Witness Lee

Eu havia recomendado ao WL que colaborássemos com TAS para que juntos pudéssemos edificar um testemunho espiritual mundial, com a espiritualidade dele e a nossa metodologia da igreja local. Sendo assim, em uma sexta-feira de noite, em 1957, WL pediu para que eu permanecesse em Taipei quando todos os outros co-obreiros houvessem retornado às respectivas cidades de seus serviços, porque ele conversaria com TAS sobre a Lei da Localidade (ou base da igreja). Um total de cinco pessoas estavam nessa reunião: TAS, Poul Madsen, Witness Lee (李常受), Zhang Wu-chen (張 晤晨), e Zhang Yu-lan (張郁嵐). Eu fiquei no andar inferior na Casa do Obreiro, esperando para ouvir o relatório.

A reunião encerrou antes das 21 horas. WL veio à Casa do Obreiro imediatamente após a reunião para conversar comigo. Ele disse: “Eu (Lee) perguntei ao TAS: ‘Se existem cinco grupos cristãos diferentes na cidade de Taipei, qual deles é a igreja verdadeira?’ TAS pensou por um pouco e disse: ‘Se as pessoas nesses cinco grupos cristãos verdadeiramente nasceram de novo pelo Espírito Santo (ou seja, têm Cristo em seus corações), então todos são igrejas, pois a igreja é medida através de Cristo.’” Os três irmãos chineses naquela reunião eram profundamente influenciados pelos ensinamentos de WN sobre a Lei da Localidade ou Base da Igreja e o irmão TAS viu pelas suas expressões faciais que eles não concordavam com o que ele havia dito. Então ele perguntou: “O que você quer dizer por Base da Igreja?” WL respondeu: “Extraindo da tipologia do antigo testamento, Israel não podia construir o templo na Babilônia, nem no deserto, mas apenas em Jerusalém, na base original.” TAS disse: “Sim, mas qual é a base original de Jerusalém?” Lee respondeu: “É onde o Espírito Santo edifica a igreja pela primeira vez em Atos, na base: uma localidade, uma igreja”.

TAS imediatamente reconheceu que esse era o ensinamento de WN em seu livro “Repensando a Nossa Missão”, então ele disse: “Essa é a sua interpretação! Até onde eu saiba, a verdadeira igreja não é “uma localidade, uma igreja”, mas é o Próprio Cristo!” Quando ouvi isso, foi um choque para mim pois eu também mantinha o ensinamento do irmão Nee naquela época. Para mim, foi realmente uma sacudida perceber que a base original de Jerusalém não é “uma localidade, uma igreja”, mas é o Próprio Cristo!

Então WL argumentou com TAS dizendo: “Nós dizemos que a Base da Igreja é uma localidade, uma igreja, o que significa a unidade em uma cidade.” TAS disse: “Se você quer dizer que a Base da Igreja significa a unidade em uma cidade, quer dizer que você concorda comigo e discorda de vocês mesmos! O ensinamento de ‘uma localidade, uma igreja’ ou outros ensinamentos não conseguem trazer unidade entre cristãos. Apenas o próprio Cristo pode trazer a unidade aos cristãos, não apenas em um lugar, mas em todos os lugares! A verdade é: coisas dividem, Cristo une!” Quando ouvi isso, foi para mim uma segunda sacudida; na verdade, o ensinamento sobre a Base da Igreja colapsou dentro de mim e a partir daquele momento, abandonei totalmente esse ensinamento!

WL ainda queria argumentar, mas TAS disse: “Se você segue a liderança do Espírito Santo e faz certas coisas de acordo com os exemplos do novo testamento, isso é bom, mas não diga: ‘essa é a única maneira!’ O Espírito Santo é muito vasto para ser compreendido.” Então TAS disse: “Não há motivo para continuar com essa reunião!” Imediatamente a reunião se encerrou.

Depois de WL me contar tudo isso, disse: “Nunca mais convidaremos TAS para estar entre nós!” Entretanto, como o meu ponto de vista sobre a base da igreja havia mudado totalmente pelo que ouvi, argumentei com ele até a meia-noite – na verdade, até 1 hora da manhã. Uma coisa que lembro ter dito foi: “TAS nunca pretendeu controlar ou apoderar-se da sua obra; ele apenas ministra Cristo a nós! Se você não trabalha com TAS ou rejeita o seu ministério, que é o próprio Cristo, significa que está deixando Cristo no lado de fora! (Ap 3:20). Essa é uma questão muito séria e perigosa!” Finalmente, o irmão Lee parecia estar convencido pelo que eu havia dito e respondeu: “Irei trabalhar com ele (TAS) novamente.” Senti-me confortado. Disse ao irmão Lee: “Se o irmão Watchman Nee estivesse aqui esta noite, ele teria mudado sua posição sobre a Lei da Localidade.” Mas o irmão Lee pareceu discordar de mim. (Essa conversa ocorreu na sexta-feira de noite.)

Na segunda-feira seguinte, o irmão TAS continuou sua mensagem sobre “O Persistente Propósito de Deus”. Em sua mensagem, ele disse: “Precisamos ter muito cuidado em não tornar Cristo ou Sua Igreja menor do que realmente é. Não podemos tornar Cristo menor do que Deus O fez. Não podemos torná-Lo apenas o nosso Cristo, nosso pequeno Cristo, o Cristo que pertence a nós, o Cristo da nossa localidade particular”. WL não gostou de traduzir esse trecho para o chinês.

No mesmo dia, por volta das 15 horas, WL chegou na Casa do Obreiro para me ver. Ele bateu na mesa com raiva e gritou para mim: “Nós mantemos a Base da Igreja, por que isso faz de nós uma pequena igreja, um Cristo pequeno?” Fiquei atônito e mantive o silêncio. Parecia que WL não trabalharia mais com TAS no futuro. Essa conversa ocorreu em particular, não em público.

Naquele momento, pensei comigo: “Se WL trabalhar com TAS ou não, já não importa porque não estou mais interessado na lei da localidade. Através do ministério do irmão TAS, eu recebi uma nova bíblia pelo Espírito Santo, na qual eu vejo o Cristo vivo em todo lugar. A grande necessidade de toda igreja local é alimento espiritual (o Cristo vivo). Os princípios elementares de Cristo (leite espiritual) são bons, mas não são suficientes; precisamos progredir e aprender a obediência através dos sofrimentos (alimento sólido) para chegar à plena maturidade. Se os princípios elementares se tornarem meras tradições, perderemos o frescor e o impacto da vida: as uvas de Escol se tornaram passas (Nm 13:23). Precisamos habitar na luz e ministrar nova luz e vida (o novo e vivo Cristo da bíblia) e alimentar cristãos com alimento sólido.” Agora eu havia começado a obter esse alimento espiritual diretamente da bíblia!

1958 – WL me enviou a Gao-Xiong (a segunda maior cidade em Taiwan) para servir.

1959 – Um ano trágico para os grupos do Watchman Nee.

Na soberania de Deus, 1959 foi o início de um ano trágico e terrível para os grupos de WN (incluindo WL). O motivo: em abril, após uma reunião de estudo bíblico de quinta à noite sobre João 4, por volta das 20h40, WL (seu rosto estava vermelho de raiva) fez uma declaração pública quando todos os co-obreiros das igrejas de Taiwan e os irmãos da localidade estavam reunidos em Taipei. Sua declaração consistiu em:

(1) A antiga declaração que havia feito: “De agora em diante, não trabalharei com TAS.” Isso contradisse sua declaração pública e comentário feito em 1955: “Nós trabalharemos com TAS! Ele é como ouro puro refinado e um diamante sob pressão! Em 1934 WN apresentou TAS e espalhou seu ministério por toda China!” Em 1955 ficamos todos felizes em ouvir isso, quando ocorreu a primeira visita de TAS ao extremo oriente. WN também se referiu diversas vezes ao TAS como um homem espiritual quando eu estava em Shangai em 1947. Isso quis dizer que, de fato, WL não trabalharia mais com pessoas espirituais a partir de 1959.

(2) Ele falou malignamente contra TAS. Ele usou o dialecto Shandong ao falar contra TAS, dizendo basicamente que “A mensagem de TAS (pequena igreja, pequeno Cristo) em 1957 foi como um gás passageiro”. (1957 那天晚上[拜五] 我叫他吃了一口氣﹐他第二天 [其實是第三天﹐拜一] 就放出來了).

Quando ouvi as terríveis palavras de WL, todo meu ser ficou em choque e meu interior foi abalado. Em meu coração suspirei: “Ah! Querido irmão Lee, o que está fazendo? Por quê?! Essas palavras sujas… que nem sejam nomeadas entre nós, como convém a santos” (Ef 5:3).

(3) Ele amaldiçoou a si mesmo: Usando as palavras de Jacó, ele disse: “Se existir uma divisão entre nós por conta da minha recusa em trabalhar com TAS, descerei até Sheol em luto!” (Gn 37:35). (如果因為我不與史弟兄同工﹐而使我們中間發生分裂﹐我就悲悲慘慘的下陰間!)

Essa foi a primeira vez que uma reunião terminou sem uma oração de encerramento e todos foram para suas casas tristes. No dia seguinte, WL ficou doente. Ele não conseguiu falar publicamente durante os próximos seis meses.

Na manhã do dia posterior a essa declaração pública, retornei para Gao-Xiong. Seguindo o conduzir do Espírito Santo eu me preparei para abandonar o vínculo de co-obreiro com o irmão Lee. Graças ao Senhor, minha esposa foi chamada para ser professora do ensino médio em uma escola de Gao-Xiong. Daí em diante, deixei de participar das reuniões dos co-obreiros do irmão Lee. Naquele momento, alguns irmãos de liderança e irmãs vieram à minha casa para me apoiar e me seguir. Eu lhes disse: “Não! Não me sigam! Não sou nada! Se me seguirem, em pouco tempo vão querer me matar pois não sou o cristão ideal que desejam. Vocês e eu precisamos orar para que Deus revele Seu Filho em nós, para que todos nós O sigamos! Por causa do ministério de TAS, o Espírito Santo abriu meus olhos e verdadeiramente comecei a ver a revelação de Jesus Cristo e Ele crucificado. Minha vida tem mudado de forma revolucionária! Por favor, estudem os livros de TAS e recebam a revelação do Filho de Deus pelo Espírito Santo. Então poderemos trabalhar juntos naquele dia com uma visão celestial!”

1960 – Comecei a publicar o periódico “Vencedor” em Gao-Xiong e posteriormente em Manila. A maioria das mensagens ali eram de TAS traduzidas em chinês. Em 29 de julho de 1961 eu recebi a permissão oficial de TAS para traduzir suas mensagens. Hoje essas mensagens podem ser lidas em chinês no endereço www.austin-sparks.net e também www.geocities.com/heraldhsu.

1961 – Os grupos de WN (incluindo WL) iniciaram uma longa história de repetidas divisões. Primeiro foi na igreja em Manila, subsequentemente, igrejas em Singapura, Bangkok, Hong Kong e Taiwan, todas sofreram separações. Mesmo hoje, quarenta anos após essa divisão inicial, aqueles que seguiram a obra e ensinamento de Nee sobre a localidade, continuam a se separar e se tornarem exclusivos. É uma tragédia! Em princípio, aqueles que seguiram os anciãos e co-obreiros de WL, incluindo muitos da segunda geração vivenciaram e vivenciam o “descer até Sheol em luto”. Por fim, alguns deles se separaram de Witness Lee.

No meio de toda essa turbulência, TAS me escreveu em 26/7/1961:

“O grande inimigo não desiste de sua determinação em interromper a comunhão e estragar o trabalho do Senhor ao trazer divisão entre o Seu povo. Em todo lugar esse trabalho maligno está sendo pressionado com intensidade crescente. O inimigo é resoluto em destruir qualquer coisa que resultará no Senhor Jesus vir ao Seu pleno lugar. Precisamos nos posicionar e resistir e fazer tudo o que está ao nosso alcance para manter essa base longe dele. É custoso e demanda que abandonemos tudo o que é apenas pessoal e estejamos firmes para a glória do nome do nosso Senhor e apenas dos Seus interesses… sei que você jamais fará de mim ou do meu ministério uma base para divisão. Não há razão para lutar por mim; o Senhor está em Seu trono e Ele pode ordenar as coisas para a Sua própria vontade – enquanto nós oramos e confiamos Nele”.

Após o grupo de WN (incluindo WL) em Manila se dividirem, os servos de Deus Simon Meek (繆紹訓) e Luke Wu (吳仁傑) me convidaram a Manila para servir. Quando cheguei em Manila ao fim de 1961, a primeira coisa que pedi para eles fazerem foi escrever uma carta convite ao TAS para que ele viesse a Manila para nos ajudar, porque apenas o ministério de TAS (o próprio Cristo) poderia resolver os problemas do extremo oriente.

Ao receber a carta, TAS a compartilhou com outros servos do Senhor. O irmão C.R. Golsworthy e sua esposa foram movidos pelo Espírito Santo a aceitarem o encargo. TAS confirmou o encargo. O irmão Golsworthy e sua esposa vieram para Manila em 1962.

Finalmente, em 1964, TAS e sua esposa também vieram a Manila onde permaneceram e ministraram a nós por um mês. TAS realizou duas conferências especiais e também falou em reuniões regulares. Ele ministrou 42 mensagens no total, liderando a nós e a todo o corpo de Cristo em uma esfera espiritual e celestial.

Graças ao Senhor! Agora essas 42 mensagens foram publicadas em dois volumes com o título: “Para que Sejam Um Como Nós Somos Um” (That They May All Be One, Even As We Are One). Esses livros estão disponíveis sob encomenda para: Emmanuel Church, 12,000 East 14th Street, Tulsa, OK 74128-5016, EUA. Ou podem ser lidos em www.austin-sparks.net.

Em relação à “Lei da Localidade”, TAS nos escreveu de Londres para Manila em 12 de abril de 1962:

“Querido irmão Wu,

Sua carta endereçada a mim em Londres foi encaminhada aqui para os EUA. Obrigado por escrever de forma tão abrangente sobre a situação aí em Manila. Vim para os EUA perto do fim de fevereiro e tenho estado bastante ocupado em várias partes deste país. Agora estou me preparando para retornar a Londres dentro de quatro dias, para estar lá nas reuniões especiais que sempre temos na páscoa.

Li cuidadosamente tudo o que me contou acerca do motivo da divisão com o irmão Lee e aqueles que formaram outra assembleia na peculiar base da ‘localidade’. Logo que cheguei aqui tive uma longa conversa com o irmão Lee na qual ele me deu suas próprias visões sobre a questão. Ele leu várias cartas para mim, as quais foram trocadas entre você, o irmão Herald Hsu e ele. Ele também me contou sobre um evento muito grave em Manila onde guardas armados tomaram posse do local da assembleia para trancar as portas e impedir que as pessoas se reunissem. Ele me mostrou a cópia da carta oficial do advogado exigindo que a propriedade, finanças e etc fossem entregues a você e ao irmão Meek. Eu ainda me nego a tomar uma posição sobre tudo isso, sabendo perfeitamente que sempre existem muitas coisas em ambos lados, as quais não sei e tampouco compreendo.

Apenas posso tomar posição naquilo que creio ser fundamental. Para mim, a base (ou terreno) da igreja é bem fundamental. Não posso aceitar que a base é aquilo que se chama de ‘localidade’. Creio que onde Cristo realmente está, ainda que esteja apenas em ‘dois ou três’, ali está a igreja de fato. Cristo é o ‘fundamento’ (ou terreno) e ‘outro fundamento não pode ser colocado’. Mas tendo dito isso, irmão, sinto que você está, talvez inconscientemente, envolvido no posicionamento da ‘localidade’.

Você sabe que esse é precisamente e justamente o ensino e posicionamento das pessoas chamadas ‘Irmãos Exclusivos’? Esse ensinamento primeiro foi a Shanghai com a liderança dos Irmãos Exclusivos, os quais tentaram se apropriar de todo trabalho do irmão Nee. O irmão Nee se recusou a fazer oficialmente parte daquele corpo, mas o ensinamento entrou e tem avançado desde então. Quando fui a Manila e a Hong Kong fiquei muito triste em ver que em ambos locais de reunião haviam disponíveis a venda muitos livros da Stow Hill Bible Dept. de Londres. Temi que isso levaria tanto ao exclusivismo quanto à divisão e no ano passado uma das maiores divisões ocorreu entre eles. Todo o ensinamento da igreja é baseado nessa lei da ‘localidade’ (ou seja, é o fundamento da igreja). O irmão Lee é o mais forte expoente disso no extremo ocidente. Amo o irmão Lee e farei todo possível para evitar me separar dele.

Todos devemos lutar duramente para prevenir divisões e nosso fundamento deve ser Cristo em toda Sua plenitude… continuarei a orar por todos vós e para que o Senhor tenha uma grande vitória sobre todo poder maligno que está trabalhando tão forte para trazer desonra sobre o nome Dele em todo lugar… dê minhas saudações a todos os irmãos e irmãs.

No amor e graça do nosso Senhor Jesus,

T. Austin-Sparks”

Quarenta anos atrás o Espírito Santo me impediu de escrever esses fatos históricos pois naquela época eu estava aprendendo as lições da cruz (obediência através dos sofrimentos e sujeitar-me às disciplinas do Espírito Santo). Homens podiam estar errados, coisas podiam estar incorretas, situações podem ter sido difíceis, etc. Mas Deus permitiu tudo isso ocorrer para trazer minha vida egoísta à luz (meu orgulho próprio, minha auto justificação, auto murmuração, auto descontentamento, auto argumentos, minha obra espiritual, meu ministério, meu zelo pelo Senhor, etc.) Isso foi bom! Quando prontamente me neguei, a medida de Cristo espontaneamente aumentou.

Graças ao Senhor! Apesar de naquela época o Espírito Santo não ter me permitido trabalhar juntamente com o irmão Lee, o Cristo em meu coração ainda o amou e orou por ele e isso nunca mudou! Realmente, todos os seguidores do Cordeiro repudiarão as coisas da carne, as coisas do mundo, essa vida natural, o legalismo, até mesmo os chamados trabalhos espirituais, mas o Cristo vivo em seus corações não apenas ama os irmãos, Ele também ama Seus inimigos! Quando sob a disciplina do Espírito Santo descobri minha vida egoísta, pela graça de Deus sempre fui guiado ao arrependimento e a ser devidamente corrigido! Jesus diz: “Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo” (Mt 5:26).

Graças a Deus, em Fevereiro de 1997 durante uma conferência especial, nosso querido irmão WL mostrou um arrependimento público antes de morrer (em Chen Xing Sheng Yan - 晨興聖言 1997, página 50): “Eu pequei contra o Corpo de Cristo. Eu pequei contra muitos irmãos e irmãs. Por isso, me arrependi profundamente diante do Senhor!” (對不起基督的身體, 對不起許多弟兄姊妹﹐為著這件事我在主面前有很深的悔改!)

(De acordo com o conhecimento deste autor, isso incluiu irmãos e irmãs anciãos, tais como: TAS (史百克), Londres; Simon Meek (繆紹訓), Manila; Faithful Luke (陸忠信), Singapura; Luke Wu (吳仁傑), Manila; Chen Ze-Xin (陳則信), Hong Kong; Stephen Kaung (江守道), EUA; Ma Kui-Chun (馬葵春), Taiwan; Hou xiu-Ying (侯秀英), Taiwan; e muitos outros queridos irmãos e irmãs.)

Apesar do irmão WL ter se arrependido, muitos dos seus seguidores não se arrependeram! Isso serve de alerta e desafio a nós! Precisamos nos arrepender imediatamente e não ficar esperando. Precisamos “adquirir a oportunidade, porque os dias são maus” (Ef 5:16 Gk). Satanás quer que gastemos todo o nosso tempo envolvidos em atividades cristãs, mas jamais aprendendo a obediência através dos sofrimentos em nossas casas, trabalhos, serviços, e manifestação do próprio Cristo em nossos corpos mortais.

O Espírito Santo permitiu que Isaías e outros santos escrevessem a história do rei Uzias, sobre como ele fez coisas corretas aos olhos do Senhor e Deus o fez prosperar. Mas quando ele se tornou forte, seu coração se elevou para a sua destruição. Ele teve lepra, a qual permaneceu até o dia da sua morte (Is 6:1; 2 Cr 26). Que história trágica!

O Espírito Santo permitiu que Paulo e Lucas escrevessem a história de Barnabé. Esse era um levita, um filho de encorajamento, o qual vendeu sua propriedade para o Senhor. Ele era um homem bom, cheio de fé e do Espírito Santo. Ele foi enviado a Antioquia para ajudar Saulo de Tarso e ele trabalhou com Paulo. Mas no fim, ele se tornou um hipócrita. “O próprio Barnabé se deixou levar pela dissimulação deles” (Gl 2:13).

Quarenta anos depois, o Espírito Santo me estimulou a escrever esses fatos. Por quê? O Espírito Santo diz:

“Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que… tenhamos esperança” (Rm 15:4). Nossa esperança está em Cristo, não em homens, nem mesmo nos grandes homens de Deus. Do velho homem vem o louvor a homens e glorificação de homens. Do novo homem, qualquer situação histórica deve ser vista apenas como um aumento da medida de Cristo. As lições não são apenas para o nosso aprendizado, mas também para as gerações sucessoras.

A bíblia relata uma quantidade de servos de Deus de uma forma incomum: Moisés, Isaías, Jeremias, Pedro, João e Paulo, foram todos homens crucificados grandemente usados por Deus, mas sem registro de suas mortes, funerais e túmulos. Por que isso? Porque eles mesmos não eram nada e não precisam ser lembrados. Eles foram chamados por Deus apenas como instrumentos e suas vocações e funções era ministrar Cristo – o que era importante e eterno. Por isso, a bíblia apenas registra suas vocações ou funções.

Por que Deus permite que essas coisas aconteçam? (1) O Espírito santo nos conduz a “ver Sua glória” e nos mostra que homens (até aqueles grandemente usados por Deus) não são nada. (Leia “Pois Ele Viu Sua Glória” e “Até mesmo Barnabé” na página www.austin-sparks.net. (2) O Espírito Santo usou as divisões dos grupos de WN como um pano de fundo e oportunidade para TAS ministrar as inestimáveis e celestiais mensagens espirituais a todo corpo de Cristo, de 1957 até este dia. Ainda que o servo do Senhor tenha partido, Cristo continua ministrando abundante vida através das palavras dos Seus servos! Verdadeiramente Seu nome é maravilhoso. ELE libertou aqueles que estavam no legalismo e exclusivismo!

Na soberania de Deus, existiram muitos que se opuseram a Paulo. Seus opositores são mencionados em Gálatas, Coríntios e Efésios. Mas Paulo aprendeu obediência através de sofrimentos e seu maravilhoso testemunho brilha: “Agora Cristo será engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Porquanto, para mim, o viver é Cristo”. Por dois mil anos, cristãos têm sido ministrados através dele! Precisamos agradecer aqueles que se opuseram a Paulo.

Hoje, precisamos agradecer aqueles que se opõem às pessoas espirituais! Precisamos reconhecer que através de todas as eras e gerações, aqueles que escolheram o caminho espiritual e celestial e permaneceram nele, tiveram como opositores as pessoas mundanas e almáticas! Essa foi, e é a mulher (todos os santos do antigo e do novo testamento) que gritam com dores de parto para dar luz ao filho varão (vencedores) (Ap 12:1-5; 2:27; 3:21). Mas o propósito eterno de Deus será cumprido! “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos” (Ap 11:15).

De 1962 até hoje – fiquei ainda 13 anos em Manila antes de me mudar para os EUA em 1973. Após 17 anos em Nova Jersey, mudei para a Califórnia com minha família onde moramos por mais de 13 anos. Em todos aqueles anos estive servindo cristãos de acordo com as palavras de Paulo: “Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele” (Fp 1:29). Pela misericórdia de Deus, que todos os cristãos em todo lugar possam entrar na plena revelação de Jesus Cristo e Ele crucificado, para que o propósito eterno de Deus possa ser cumprido!

Herald Hsu

Los Angeles

Fevereiro de 2004.