Cristo Corporativo é a Igreja

Sétima Reunião

(6 de Fevereiro, 1964 – Manhã)


Leitura: João 4:19-23; Êxodo 25:8

João 4:19-23:

“Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”

Êxodo 25:8:

“E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.”

Evangelho de João 1:14:

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Estamos procurando ver por trás de tudo o que o cristianismo se tornou nos seus princípios fundamentais e creio que todos reconhecemos que o cristianismo se tornou um grande sistema bem consolidado. Bem pouco tempo depois dos apóstolos partirem ao Senhor, os homens começaram a “colocar suas mãos” no cristianismo. Colocaram suas verdades em um sistema de crenças. Eles colocaram seus testemunhos em uma forma de ritual. De uma forma ou de outra, o homem tem necessidade de colocar suas mãos nas coisas. Desde o dia em que Adão colocou sua mão na árvore do conhecimento do bem e do mal, o homem sempre quis colocar sua mão nas coisas de Deus. Isso é trazer as coisas de Deus ao seu próprio controle. Nós usamos nossas mãos para trazer coisas sob nosso controle.

Mas, quando se tratam das coisas de Deus, essa é uma forma errada de usar as mãos. O homem sempre tem feito isso. Os filisteus colocaram suas mãos na arca e tiveram um resultado desastroso para si mesmos. Uzias, nos dias de Davi, colocou sua mão na arca e o Senhor o feriu de tal forma que morreu. Naquele momento tudo se tornou uma confusão em Israel. A arca do testemunho precisou ser afastada. Todo o progresso ao objetivo de Deus precisou ser paralisado. Até Davi ficou irado com o Senhor. Tudo como resultado do homem colocar sua mão nas coisas de Deus. Sempre foi assim e é assim com o cristianismo.

O cristianismo começou com uma forma simples e bonita de viver. Tudo era na vida e liberdade do Espírito. Enquanto o Espírito Santo tinha Suas mãos nas coisas, tudo estava bem. Agora o homem veio e se apropriou do cristianismo e o resultado é o que temos hoje. Não há lugar onde se tenha maior confusão do que o cristianismo. O testemunho do Senhor está em uma prisão, está limitado, pois as mãos do homem estão sobre ele. O homem o trouxe sob seu controle. Isso é sempre uma coisa perigosa e desastrosa. A atitude do Senhor é essa: “vou manter Minhas mãos fora enquanto vocês não tirarem as suas. Enquanto suas mãos estão sobre as minhas coisas, vou deixá-las para vocês.” E as coisas vão de mal a pior. Creio que todos reconhecemos isso. Quanto mais um homem, ou qualquer homem, coloca suas mãos nas coisas de Deus, mais confusão existe. Quando o homem traz as coisas de Deus sob o seu controle e as domina, significa problema. É por isso que o Senhor tão frequentemente precisa enfraquecer o homem e fazê-lo conhecer sua própria fraqueza. Paulo, o apóstolo, era um homem naturalmente forte. Como Saulo de Tarso, ele colocava suas mãos nas coisas de Deus. Então, o Senhor o encontrou e o feriu. Ao final, o apóstolo disse: “glorio-me nas minhas enfermidades e fraquezas, para que o poder de Cristo possa habitar em mim.”

Vamos observar essas coisas conforme prosseguimos. Não estou preocupado em dar-lhes uma montanha de ensinamento. Não me importa quanto eu vos darei, nem quão pouco. O importante é que vocês tomem nota de cada pequeno detalhe e o que acabei de dizer é algo muito importante. Deixe-me dizer aos meus irmãos e irmãs: tomem cuidado sobre como colocam suas mãos em coisas divinas. Tomem cuidado sobre como tentam trazer as coisas do Espírito sob seu controle, pode ser que o Senhor lhes fira se fizer isso. Se fizerem isso, vocês somente trarão confusão para dentro da igreja. Com toda essa imensa confusão, o sistema do cristianismo existe porque o homem colocou sua mão nas coisas divinas. Isso traz as coisas divinas para dentro dos limites de sua própria mente dizendo: “É assim que deve ser feito. É isso que devemos fazer e é isso que não devemos fazer”.

Como frequentemente dizemos, Pedro começou a fazer isso quando o Senhor lhe mostrou que precisava ir à casa de Cornélio, um gentio. Pedro sempre assumiu a posição de que os judeus não tinham nada a ver com os gentios. Quando o Espírito disse para Pedro ir até aquela casa do gentio, Pedro respondeu: “Senhor, isso não”. Ele colocou a sua própria mão e disse: “Senhor, Você está errado, eu estou certo. Você precisa se alinhar com o meu entendimento do antigo testamento.” Esse foi um dia muito crucial para Pedro. E foi um dia muito crucial para a igreja. Quando Pedro tirou suas mãos, aquele se tornou um maravilhoso dia para a igreja.

Então, temos que voltar ao cristianismo como um sistema, assim como o conhecemos e chegar ao primeiro e simples princípio espiritual de Jesus Cristo. Ontem dissemos que essa passagem no evangelho de João, capítulo 4 verso 23 nos leva ao princípio. É o princípio de uma nova dispensação. Jesus disse à mulher: “a hora vem, e agora é”. Então Ele descartou todo o sistema que existiu até aquele momento. Era todo o sistema dos judeus de acordo com o antigo testamento. Em uma frase, Ele descartou toda a dispensação e introduziu uma nova ordem completamente nova.

O que Ele quis dizer? Quando Ele disse que a hora vinha e agora é, Ele não quis dizer literalmente tal hora e tantos minutos. Ele quis dizer que era a primeira hora do novo dia. Nesta hora, um dia completamente novo chegou. O que é o novo dia? Se você pedisse para Jesus colocar em uma frase curta, Ele teria dito: “Bem, Eu estou aqui.” A hora não é só uma questão de tempo, mas uma questão de PESSOA. A nova dispensação é a dispensação de Jesus Cristo. Cristo é a nova dispensação. Ele disse: Eu estou aqui. Veja todo o evangelho de João. Ele está centralizando tudo Nele mesmo. Eu sou o caminho, eu sou a verdade, eu vou a vida, eu sou o bom pastor, eu sou a videira, eu sou a ressurreição. É UMA PESSOA. É isso que está por trás de todas as coisas. Cristianismo é Cristo. Cristo é cristianismo. É aí que tudo se inicia e nunca se separa Dele. O desenvolvimento da vida cristã não é nada além do desenvolvimento de Cristo Jesus na vida.

Neste quarto capítulo de João, o foco é a Casa de Deus. A mulher disse: “Nossos pais adoraram a Deus neste monte.” Ela se referia ao monte Gerizim onde os samaritanos adoravam. Nossos pais disseram: “Este é o lugar onde o homem deve encontrar Deus.” Os judeus dizem: “É o templo em Jerusalém.” Todos os judeus dizem: “Se quiser encontrar Deus, você precisa ir ao templo em Jerusalém.” Era essa a ideia deles sobre a Casa de Deus. Agora Jesus usa isso em relação à nova dispensação. Ele diz: “A hora vem e agora é quando nem em Samaria, nem em Jerusalém.”

Agora chegamos àquelas duas passagens que lemos no começo. Êxodo 25, verso 8: “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.” Isso nos apresenta a grande verdade de toda bíblia. Está no início da bíblia e no final da bíblia. Toda bíblia é tomada por essa única questão. No início da bíblia temos Deus habitando no homem. O Senhor Deus veio no jardim mostrando que Seu grande desejo é estar com o homem. Ele criou o homem para esse mesmo propósito: para que Ele habitasse entre os homens. Não para ser o Deus longe e distante em algum lugar que você não conhece, mas o Deus que desce e habita com os homens. Isso sempre esteve no coração de Deus. Portanto, a única coisa, durante toda a história, é o desejo de Deus de estar junto do homem.

A bíblia nos mostra quão maravilhoso é estar na presença de Deus. Ah, quando o Senhor está presente que bênção! E a coisa mais terrível que a bíblia mostra é o Senhor se afastar do homem. Espero que todos nós aqui saibamos disso. Quero dizer que a coisa mais difícil em nossa experiência é não sentirmos a presença do Senhor. Se tivermos um dia que parece que o Senhor está longe, esse será um dia muito, muito difícil. Se tivermos um dia que percebemos a presença do Senhor, esse é o melhor dia da nossa vida. Você se lembra do antigo servo do Senhor dizendo: “Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.” Ele não podia suportar ir sem Deus. O Senhor diz: “Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.” Então eles puderam ir.

A presença do Senhor é sempre a coisa mais importante. Percebam isso, pois vou enfatizar muito isso agora. Quando o Senhor disse a Moisés: “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles”, Ele estava obviamente se referindo ao tabernáculo, o tabernáculo no deserto. Então Deus deu a eles o padrão de todos os itens relacionados ao tabernáculo. E quando tudo havia sido feito de acordo com o padrão, Deus veio e encheu o tabernáculo. Ele trouxe a Sua PRESENÇA entre o povo.

Agora chegamos em João 1, verso 14. Eis aqui um pequeno estudo bíblico para vocês. Veja se conseguem detectar no evangelho de João quantas alusões existem ao antigo testamento. João era um judeu e era cheio do antigo testamento. Em tudo o que escreveu, ele trouxe algo do antigo testamento. Esse é um estudo muito rico e benéfico. Vou deixar isso para vocês por enquanto. Ele inicia seu evangelho com: “No princípio era o Verbo. O Verbo se tornou carne.” Percebam a palavra que ele usa. “O VERBO SE TORNOU CARNE E TABERNACULOU ENTRE NÓS.” Essa é a palavra original, Ele fez Seu tabernáculo entre nós. Na mente de João, ele estava relacionando Jesus ao tabernáculo no deserto. Ele está dizendo que assim como Deus veio habitar entre os homens no tabernáculo no deserto, também DEUS VEIO TABERNACULAR ENTRE OS HOMENS EM SEU FILHO JESUS CRISTO. O que é o tabernáculo de Deus nesta dispensação? É Seu Filho. O que é a casa de Deus? É Jesus Cristo. O que é a igreja? Pergunto-me o que vocês escreveriam em um papel se eu lhes fizesse essa pergunta. Se eu pedisse para escreverem em uma folha de papel a resposta para essa pergunta, “o que é a igreja?”, me pergunto o que eu receberia. Com certeza alguém me daria um maravilhoso sistema das verdades da igreja. Uma maravilhosa ordem das práticas da igreja. A resposta é simples. A igreja é Jesus Cristo, nada menos que isso, nada mais que isso. Se Cristo está em um número de pessoas, é Ele quem forma a igreja. É Cristo em nós que faz a igreja, não é primeiro a nossa doutrina, não é primeiro as nossas práticas, não é primeiro a forma como procedemos quando nos reunimos, mas em primeiro lugar é a presença do Senhor. A presença do Senhor naqueles que estão reunidos juntos, isso faz a igreja.

Mas vejam, eu iniciei com a igreja e estou pensando na igreja universal, mundial. Não há geografia na igreja. Vocês entendem isso? Não é nesse monte ou em Jerusalém. Não há geografia na igreja. Não há tempo na igreja. Estamos aqui perto das 9 horas da manhã. Na Inglaterra, são 8 horas mais cedo. Tire 8 de 9 e você tem 1. É perto da meia-noite naquele país. Você avança para o oeste e é ainda mais cedo. Mas isso não existe na igreja. O Senhor nunca vai dormir. Escuridão e luz são iguais para Ele. Não há dia ou noite nos céus. O tempo não existe para Ele. Fico muito contente com isso. Bem, vamos ficar com isso por enquanto. Podemos falar disso novamente em outro momento, em alguma associação específica.

Queremos que vocês voltem nesse assunto. Cristo é o mesmo todo o tempo e em todo lugar. Por consequência, a igreja é a mesma. A igreja não é americana, inglesa, chinesa, filipina, etc. O Senhor não leva isso em consideração. Tudo o que importa ao Senhor é que Ele tenha um lugar no coração, não importando onde esteja em todo mundo ou que horas são. A igreja adota o seu caráter de Cristo. CRISTO CORPORATIVO É A IGREJA. Você precisa provar que Cristo não está em mim para dizer que eu não estou na igreja. E você não tem o direito de dizer para qualquer pessoa que tenha Cristo habitando dentro dela, que ela não pertence à igreja. Vocês entendem isso? Vocês concordam com isso? Estamos olhando por detrás do que, para Cristo, é o cristianismo. Olhando por detrás do que, para Cristo, o homem chama de igreja.

Agora, tendo falado sobre a igreja, falaremos das igrejas. O que são as igrejas? Aqui precisamos repensar bem e fazer alguns grandes ajustes. Vocês sabiam que a maioria das pessoas acreditam que os apóstolos pensavam que eles tinham que sair às nações e formar igrejas? Essas pessoas acreditam que, por exemplo, o negócio de Paulo era sair e formar igrejas em todo lugar, que o real objetivo de Paulo era ir até a Ásia, até a Bitínia e até a Galácia formar igrejas. A ideia dessas pessoas é: devemos ter uma igreja em todo lugar. Vocês acreditam nisso? Se pensam assim, estão todos errados. Pense bem sobre isso porque irá revolucionar todo nosso pensamento.

O que Paulo e os apóstolos criam que eram suas obras? Certamente não era gerar igrejas. Eles criam que seu negócio era levar Cristo a todo lugar. Falem-me onde, no novo testamento, temos um apóstolo chegando em algum lugar e dizendo: “Agora, viemos aqui para formar uma igreja. O Senhor nos enviou a este lugar a fim de formarmos uma igreja.” Bem, vocês vão gastar bastante tempo tentando encontrar algo assim no novo testamento. Isso não está lá. Existem muitas outras coisas que não estão lá e que pensamos estar. Coisas que já chegamos a ensinar que estão lá e não estão. Isso não está lá; volte ao evangelho. “E Jesus enviou seus discípulos dois a dois.” E diz: “Ele os enviou a todo lugar onde Ele mesmo não iria.” Ele nunca mudou esse princípio. Ele não nos envia para formar igrejas ou estabelecer o cristianismo. Ele nos envia, diante de Sua face, para levarmos Ele mesmo aos lugares. Isso não significa que as igrejas não têm sentido. Isso nos traz justamente ao ponto. O que são igrejas? São apenas pessoas reunidas em Cristo onde Ele mesmo está. O fato supremo é essa eterna intenção de Deus: a presença do Senhor. A presença do Senhor, esse é o propósito de tudo o que é chamado de igreja. E esse é o único propósito.

Vocês se lembram que no antigo testamento havia o tabernáculo ou havia o templo. E quando o Senhor se retirou do templo, este deixou de ser sagrado. Para Deus, não importava nem um pouco se o templo existia ou não. Era apenas uma casca vazia. O Senhor não está nem um pouco interessado nisso. Foi isso que Jesus quis dizer quando Ele disse aquilo no templo de Jerusalém: “Eis que a vossa casa vos é deixada deserta. Eu vos digo que chegará o dia em que não ficará aqui pedra sobre pedra.” Isso é quão sagrada as coisas são para Deus quando Sua presença se vai. Isso não é diferente para qualquer outro pedaço de pedra. É isso que o Senhor quis dizer quando Ele veio para as igrejas da Ásia. Ele disse: “Conheço todas as suas obras e labor. Sei tudo sobre sua doutrina cristã. Sei tudo sobre seus serviços. Mas arrepende-te e volte às práticas das primeiras obras; ou virei e tirarei o teu candeeiro.” As coisas não possuem nenhum sentido ou propósito quando a primeira coisa se vai.

O que é a primeira coisa? Não é ensinamento e doutrina. Certamente não são práticas cristãs. Não é a continuidade das reuniões. É a presença do Senhor. Quando eles vinham de fora, a primeira coisa que faziam era dizer: “Deus esteja convosco.” É dito que eles caíam por terra e diziam: “DEUS ESTEJA CONVOSCO.” Vá ao antigo testamento quando o Senhor encheu o tabernáculo e o templo, é dito isso; até o sacerdote tinha que sair. Eles não podiam permanecer na presença do Senhor. Eles eram apenas homens e eram homens pecadores. Homens como aqueles que não tinham lugar diante da presença do Senhor. Ah! Que coisa o homem fez do cristianismo. No cristianismo, o homem fez o homem ser todas as coisas. Às vezes vou a certos lugares e sou apresentado à congregação. Aquele que me apresenta diz: “Sr. Austin-Sparks, o grande professor da bíblia da Europa.” E diz também muitas outras coisas. Meu coração afunda; me sinto mal. Eu preciso levantar e dizer: “Não prestem atenção a nada disso. Não sou ninguém. O Senhor é tudo.” O homem não tem lugar na casa de Deus. Nós chegamos na casa de Deus nos sentindo importantes, com a nossa própria força, colocando nossas mãos nas coisas, nossas mentes nas coisas, nossas vontades nas coisas. Estamos mudando toda a natureza da casa de Deus. O Senhor será limitado ali. De fato, não teremos um caminho aberto para Ele. Jesus, que era a própria presença de Deus, disse: “Sou humilde e manso de coração.”

Encerro aqui com essa observação. Eu havia dito que estamos aqui para ganhar instruções sobre o fundamento. Estou tentando ser muito fiel a vocês. O dia está chegando quando tudo será sacudido dos céus. O cristianismo sofreu um abalo terrível nas principais áreas da China. Agora, o sistema do cristianismo praticamente acabou e a única verdade que sobrou é o que é do Senhor no coração dos homens e mulheres. Esse tipo de abalo está ocorrendo em toda terra. A bíblia diz que será assim. O cristianismo será terrivelmente abalado e apenas o que é da presença do Senhor permanecerá. Talvez as reuniões também irão e não serão mais possíveis. Talvez a comunhão cristã se tornará extremamente difícil. Talvez a pregação da palavra será suspensa. Talvez tudo o que é externo desaparecerá. Então a única coisa será: nós temos o Senhor? Conhecemos o Senhor? O Senhor está conosco? Tenha certeza! Isso é algo que o Senhor realizará. Frequentemente Ele faz isso com as pessoas. Se a nossa vida cristã se apoia em coisas exteriores, o Senhor irá nos separar de tais coisas. Frequentemente Ele faz isso. Então a grande pergunta é: quanto do Senhor eu tenho? Essa é a questão final porque é a primeira coisa. Lembrem-se, queridos amigos, que O TESTE DE QUALQUER IGREJA É A PRESENÇA DO SENHOR! A questão não é ser aqui e ali; nem se é feito desta forma ou daquela. Mas é apenas o quanto encontramos do Senhor. É apenas quanto o homem encontra do Senhor ali. Ter o Senhor de uma forma maior significa ter o homem de forma muito menor.