O Item Mais Importante é Entendimento Espiritual

Sexta Reunião

(5 de Fevereiro, 1964 – Noite)


Vamos ler a palavra de Deus no evangelho de Mateus, capítulo 13, versos 1 a 17:

"Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar; e ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; e outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

"E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram."

E agora, versos 51 e 52:

"E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor. E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas."

Por algumas semanas, antes de eu saber que viria para Manila, o Senhor estava falando comigo sobre um determinado assunto. E depois, quando soube que viria, o Senhor indicou que esse era o assunto do qual Ele queria que eu lhes falasse. Sinto que é o assunto mais importante na vida cristã. Espero que vocês tomem nota deste assunto. Qual é o item mais importante na vida de um cristão? É o "ENTENDIMENTO ESPIRITUAL." Não creio existir algo mais importante para nós do que conhecimento espiritual. Talvez você tenha percebido que este é o assunto em torno do qual este capítulo 13 do livro de Mateus circula. Tudo se concentra e foca nesta questão do ENTENDIMENTO ESPIRITUAL!

Aqui o Senhor Jesus está falando sobre o reino de Deus. Esse é o grande assunto no qual Ele estava ocupado. Esse é o assunto todo inclusivo, o reino de Deus. Tudo está agrupado na questão do reino de Deus. Precisamos entender que o reino de Deus é uma questão eternal. Ela vem desde a eternidade passada. Ela passa por todas as eras no tempo e então é completada na eternidade que há de vir. E tudo o que temos na bíblia é agrupado nesta única questão: o reino de Deus. O reino de Deus é o governo soberano de Deus. O governo de Deus está sobre todas as coisas no universo e especialmente neste mundo. Este reino foi dado como herança ao Filho pelo Pai. No início da carta aos Hebreus, temos essas palavras sobre o Filho de Deus: "A quem constituiu herdeiro de tudo." Isso deve ter ocorrido antes da criação deste mundo. Deus, o Pai, constituiu Seu Filho herdeiro de todas as coisas. Em outras palavras, Ele deu ao Filho o reino. O reino de Deus é o eterno direito do Filho de Deus. O Filho de Deus foi constituído para reinar sobre todas as coisas.

O próximo item que nos é revelado nas escrituras é que o homem foi criado para ser coerdeiro com Jesus Cristo no reino de Deus. Deus criou o homem a fim de que o homem reinasse com Seu Filho. Na mesma carta aos Hebreus, a pergunta é levantada: "Que é o homem, para que dele te lembres?" "Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés." Então, para começar, temos essas três coisas: (1) Deus o Pai sobre todas as coisas. O reino pertence a Deus, o Divino governa sobre todas as coisas. (2) Ao Filho é dado um lugar ao lado do Pai no trono. O Pai diz ao Seu Filho: "Assenta-te à minha destra, Até que ponha os teus inimigos por escabelo dos Teus pés." (3) O homem é criado a fim de compartilhar o reino com o Filho. Essas são as três primeiras coisas, as três primeiras coisas na bíblia.

Então começamos novamente. O próximo item é que o homem entregou o reino à Satanás. O homem entregou sua herança nas mãos do maligno. Assim, Satanás se tornou o príncipe deste mundo. E o reino deste mundo foi tirado do Filho de Deus. Havia este usurpador que veio no lugar do Filho de Deus. O apóstolo João diz: "todo o mundo jaz no maligno." (1 Jo 5:19b). Este é o número (4).

Agora, número (5). O Filho não pode estar eternamente desprovido da Sua herança, mas Ele precisa vir e recuperá-la. Então o Filho de Deus saiu do lado do Pai e veio a este mundo. Ele veio para redimir o reino para Si e para Seu Pai. O Filho de Deus foi manifestado para destruir as obras do inimigo. Ele veio pregar o reino de Deus e redimir o reino a Si mesmo e a Deus e redimir o homem como instrumento do Filho para reinar com Ele no reino. Assim, em, e através de Jesus Cristo, somos chamados de volta ao reino eterno, no reino de Deus.

Vocês percebem que este evangelho de Mateus é todo sobre o reino de Deus. E este capítulo 13 é um capítulo especial em relação ao reino de Deus. Mas voltamos onde começamos. O reino de Deus pode ser perdido por um motivo. Podemos perder nossa herança em Cristo por causa de uma coisa. Tudo o que o maravilhoso reino eterno significa pode ser perdido por um motivo. O Senhor Jesus foca o reino de Deus inteiro sobre essa questão do ENTENDIMENTO ESPIRITUAL. E Ele prossegue ilustrando esta questão de entendimento espiritual com essas parábolas. Por um lado, Ele faz do entendimento espiritual a questão mais crucial. Ele diz que se vocês não tiverem entendimento espiritual, podem perder tudo. E por outro lado, Ele diz que se vocês possuem entendimento espiritual, este é o caminho para o reino. Então chegamos a esta parábola, que é chamada a parábola do semeador. É um simples esclarecimento do significado do entendimento espiritual.

O Senhor Jesus deu essa parábola a uma grande multidão. Talvez fossem todos judeus, ou seja, todos tinham a história do antigo testamento. Eles sabiam todo o conteúdo do antigo testamento. Sabiam tudo o que Moisés havia escrito. Sabiam tudo o que os profetas falaram e escreveram. Eles tinham aquela maravilhosa possessão do antigo testamento. Ainda assim, Jesus falou a eles sobre o reino como se fossem crianças. Por um lado, uma criança pode entender a parábola do semeador. É uma história muito bonita para as crianças: "Um semeador saiu para semear. E quando semeava, algumas sementes caíram na beira da estrada; e algumas sementes caíram no chão rochoso; e algumas sementes caíram entre espinhos; e outras caíram na boa terra." Quem não entenderia isso? Se Jesus perguntasse a multidão: "vocês entenderam?" Eles teriam respondido: "claro que entendemos." "O que entenderam?" "Bem, um semeador foi semear e isso foi o que aconteceu com as sementes." Mas Jesus disse: "vocês não entenderam nada, vocês não entendem uma história infantil." Nem mesmo os discípulos entenderam. Imaginem os discípulos de Jesus não conseguindo entender isso!

Se eu fosse perguntar aqui essa noite se entenderam a parábola do semeador, me responderiam: "claro que entendemos". Qualquer um entende um semeador saindo para semear. Realmente, não requer muito entendimento, você vê isso todo dia. Mas nem os discípulos de Jesus entenderam. E se achegaram a Ele e disseram: "Explique a parábola do semeador." O que eles queriam dizer era: "Você quer dizer algo além do que está dizendo. Existe algo por trás dessa Sua história e não entendemos o que é. Pode nos explicar? Então Ele deu uma explicação. Depois Ele perguntou: "Vocês entenderam?" "Ah, sim, entendemos." Mas é bem evidente que pelo resto de suas vidas até a crucificação de Jesus, eles não haviam entendido. Eles estavam entre aquela grande multidão, que temos até hoje, que pensam entender a verdade, mas não a entendem. Eles possuem todas as palavras do ensinamento cristão. Eles possuem todas as doutrinas do Novo Testamento. Eles possuem o próprio Livro, e o possuem em suas cabeças. Eles podem citar qualquer trecho das escrituras e ainda não possuem conhecimento espiritual. Queridos amigos, isso é possível. É possível ter todo o ensinamento sem ter o entendimento. E todo o problema no cristianismo hoje é por causa dessa ausência de entendimento espiritual.

Não vou gastar tempo em todos os detalhes desta parábola. Vocês sabem o que o Senhor Jesus disse sobre a semente e os vários resultados. Mas antes de ir aos detalhes, vejamos uma das duas verdades gerais.

Em primeiro lugar, o semeador é o próprio Senhor Jesus. É do próprio Senhor que a palavra deve vir. O que recebemos da palavra de Deus deve vir diretamente do Senhor Jesus. Então é dito que o semeador é o Filho de Deus. O que é a semente? Repare, Jesus a chama de palavra do reino. Se algum homem recebe a palavra do reino, ou quando um homem a recebe, a palavra do Senhor Jesus tem a intenção de levá-lo ao reino. Esse é o propósito todo inclusivo da palavra de Deus. Não é que devamos conhecer a bíblia, apesar de ser muito bom conhecê-la. Não é que devemos nos empenhar para memorizar a bíblia e tê-la inteira em nossas cabeças. Isso é muito bom, mas a finalidade de Deus é que a palavra nos leve ao reino.

Vejamos agora os diferentes tipos de terra onde a palavra caiu. Quantos tipos de terra existem? Eu sei o que vocês diriam, que existem 4 tipos de terra. É isso que me diriam? Poucos estão acenando com a cabeça, vocês estão com medo de algo! Vocês temem que eu vá desmascará-los e se me disserem 4 eu direi que estão errados! Existem 6. Vamos ver isso agora. Por enquanto, vamos dizer que existem 4 ou 6. Esses diferentes tipos de terra representam diferentes tipos de pessoas.

Agora, quero que percebam isso: o mesmo Senhor vem com a mesma palavra para todo tipo de pessoa. O Senhor Jesus sabia que alguns seriam como a terra à beira do caminho, mas Ele não disse: "Ah, eu sei que esses não são bons; não vou dá-los a minha palavra. Eu sei muito bem que eles não vão dar muitos frutos, então não vou desperdiçar minha palavra com eles. Deixe-os onde estão." E sobre aqueles da terra rochosa? Bem, eu sei bem como eles responderão. Claro que sei que ficarão muito contentes em recebê-la. Eles dirão: "Isso é muito bom. Eu sei que vou conseguir algo disso." E depois de um tempo, as coisas vão começar a ficar difíceis, perseguição e sofrimento vão se levantar e eles não terão mais interesse nela. Esse é o fim deles. Jesus sabia tudo sobre eles antes de começar. Mas Ele não disse: "Vou apenas perder tempo se der a eles a minha palavra. Vou deixá-los sozinhos." E essas pessoas de solo com espinhos? Bem, são pessoas muito ocupadas com os negócios deste mundo, o comércio é sua grande preocupação, como ganhar a maior quantidade de dinheiro e de forma rápida. Seus negócios são tudo para eles e então suas profissões estão tomando todo seu tempo. E outros, bem, estão totalmente interessados nos prazeres dessa vida. "Eu sei muito bem que seus negócios e suas profissões e seus prazeres vão sufocar a palavra se eu lhes der. Então não vou gastar tempo com eles." Jesus jamais disse algo assim. Ele também não disse: "Eu sei que essa terra é boa. Vou concentrar toda minha atenção nesse. Eu sei que vai me dar aquilo que quero, então essas são as únicas pessoas que estou interessado." Não, Ele jamais disse algo assim.

Jesus levou Sua palavra e leva Sua palavra a todo tipo de pessoa. Por que Ele faz isso? Nenhum de vocês, homens de negócio que estão aqui esta noite, fariam isso. E vocês, pessoas muito espirituais, não fariam isso. Vocês diriam: "Isso não é senso comum. Não é bom negócio. Não é bom senso fazer isso. Vamos concentrar apenas naqueles que temos certeza. É um péssimo negócio levar em consideração aquelas pessoas não confiáveis." Mas veja que o senso de Jesus é diferente do nosso senso. É aí que entra o ENTENDIMENTO ESPIRITUAL, sendo diferente do entendimento natural.

Por que Jesus fez o que os homens do mundo chamariam de tolice? Ele o fez por um motivo. Ele deposita a responsabilidade das Suas palavras sobre todas as pessoas. A reação à palavra de Deus é nossa responsabilidade uma vez que Ele a deu. Uma vez tendo dado Sua palavra a nós, Ele tira a Sua própria responsabilidade e a deposita em nós. Ele diz ao homem à beira do caminho: "Se você quiser, pode ter o mesmo que o homem da boa terra tem." Ele diz ao homem da terra rochosa: "Essa Minha palavra pode trabalhar em você o mesmo que trabalha em qualquer outra pessoa." Ele diz às pessoas do solo com espinhos: "Minha palavra é tão poderosa para você quanto é para qualquer pessoa".

O que você diria se o Filho de Deus tivesse vindo a este mundo apenas para salvar as pessoas boas, aquelas de bom caráter, aquelas que possuem tudo em si mesmos? E se Ele tivesse deixado todas as outras de lado, eu sei o que você diria. Você diria: "Isso não é correto; isso não é justo. Aqui estou eu, uma criatura precária. Minha estrutura é precária. Sou como uma pessoa à beira do caminho. Meu coração é uma terra cheia de espinhos. Sei que tenho um grande amor por esse mundo. Isso quer dizer que não tenho nenhuma chance de entrar no reino?" Isso não seria correto, não é?

Então, Jesus vem com Sua palavra e diz: "Essa palavra tem o mesmo poder para todo tipo de pessoa." Como você é naturalmente não é a questão. Agora Ele chega ao ponto. Você percebe uma palavra que aparece repetidas vezes nesta parábola? É a palavra "CORAÇÃO". Coração, um bom coração. É UMA QUESTÃO DO CORAÇÃO, não é a questão da sua humanidade pobre. É totalmente uma questão de onde está o seu coração. Você tem um coração para o Senhor? Você tem um coração para o reino de Deus? De fato, é uma questão do coração. O Senhor diz que se você realmente tem um coração, significará ENTENDIMENTO ESPIRITUAL. Então Ele toma essa terrível passagem do profeta Isaías, que diz: "Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos." O profeta havia dado a palavra de Deus a essas pessoas. A palavra de Deus era lida em suas audiências todos os dias e todas as semanas. Mas eles não tinham um coração pela palavra de Deus. Eles não responderam de seus corações. Por isso o Senhor trouxe um julgamento sobre eles. Ele diz: "Vocês fecharam seus olhos; Eu os fecharei. Vocês fecharam os ouvidos; Eu os fecharei. Quando quiserem ver, não conseguirão ver. Quando quiserem ouvir, não conseguirão ouvir. Tirarei de vós o poder do entendimento espiritual." Há uma advertência para nós aqui. Receio que algumas vezes encontramos cristãos assim.

Posso dizer uma palavra solene a alguns jovens cristãos? Pode ser que você tenha nascido em um lar cristão. Você sabe o que seus pais lhe ensinaram sobre o Senhor. Pode ser que você tenha sido levados às reuniões; talvez esteve na escola dominical. Você sabem todas as coisas. Sim, você sabe sobre o Senhor Jesus. Você sabe o que está na bíblia. Mas você não está prosseguindo com o Senhor. Talvez você esteja partindo o coração dos seus pais. Você não está se regozijando na palavra de Deus. Você não é um cristão vivo de verdade, ocupando seu lugar entre as pessoas de Deus, achegando-se a ajuda do Senhor contra as fortes forças malignas. Se você é ao menos cristão, é apenas cristão em nome. Algo acontece com você, ou algo está acontecendo com você e o que você possui está sendo tirado. Você está perdendo o poder do entendimento espiritual. Está perdendo o poder da visão espiritual e da audição espiritual. Está vendo tudo o que acontece entre as pessoas do Senhor, mas isso não lhe interessa muito. Você pode ouvir tudo o que é dito nas mensagens, ou no lar, mas não lhe importa.

Existem muitos jovens cristãos assim. E é isso que está acontecendo com eles. Estão em perigo de perderem todo ENTENDIMENTO ESPIRITUAL e, portanto, perderem todo o maravilhoso significado do reino de Deus, de compartilhar o reino com o Filho de Deus, de reinar junto com Ele na glória. Você corre o risco de perder isso. Entendimento espiritual é necessário. E ENTENDIMENTO ESPIRITUAL VEM DE TER UM CORAÇÃO PARA O SENHOR. Não sendo cristãos à beira do caminho, pessoas que realmente não possuem uma mente pelo Senhor. A palavra vem com todas as suas poderosas possibilidades, mas porque você não tem uma mente pelo Senhor, ela não significa nada.

Ou você pode ser da terra rochosa; de natureza superficial, vivendo apenas na superfície das coisas, mostrando que isso é verdade pela rápida resposta. Ah, é tão bonito ver jovens terem uma rápida resposta ao Senhor, mas se você viveu tanto quanto eu, saberá que muitos dos que respondem muito rápido e dizem: "Ah, isso aqui é para mim", não duram muito. Eles percebem que o reino de Deus não é apenas para abençoá-los, mas é para a glória do Senhor. Você percebe, há uma ideia errada do cristianismo, de que é todo para o nosso bem, então queremos as bênçãos, queremos o que é bom. Dizemos como Pedro disse uma vez: "não apenas meus pés, mas minha cabeça e minhas mãos." Ele disse isso porque queria tudo o que podia alcançar para si mesmo. Mais tarde ele viu que tudo era para ser do Senhor. E ele não perdeu nada quando percebeu isso. Quando seu coração foi mudado e agora ele tinha um coração apenas para o Senhor, então ele chegou na plenitude do reino.

Ah, e a terra com espinhos? Essas são as pessoas que possuem todas essas maravilhosas ocupações nesta vida, negócios, carreira profissional e prazeres. Essas coisas ocupam o primeiro lugar em suas vidas. Seus corações são divididos. Uma pequena parte de seus corações quer o Senhor, mas a maior parte quer este mundo. Seus corações não estão totalmente postos no Senhor. Estão em perigo de perderem o reino. Enquanto o Senhor não possui todo o nosso coração, não podemos chegar no verdadeiro significado do Reino. Paulo orou pelos crentes em Éfeso para que o Senhor lhes desse um espírito de sabedoria e revelação; para que os olhos de seus corações fossem iluminados. Qual a sua reação ao Senhor? É realmente uma reação de todo coração?

Agora eu tenho 5 minutos e vou voltar àquela questão controversa sobre quantos tipos de solo existem. Vocês disseram 4: a beira do caminho, rochoso, espinhoso e o bom. Isso é tudo? Mas e os três tipos diferentes de boa terra? O Senhor diz que a boa terra produziu, uma 100 vezes, outra 60, outra 30. Então até mesmo a boa terra pode ser diferente. Ela pode produzir três diferentes níveis de Reino. Podemos deixar os que produziram 100 vezes, não tem problema. Mas e o 60 e 30? Deve haver algo de errado até mesmo com essas boas pessoas. Por que nem todas as pessoas boas produziram 100 vezes?

Sim, existem pessoas cujo coração não é rebelde ao Senhor. Não são aqueles que dizem: "Eu não vou tomar a palavra do Senhor." Eles responderam ao Senhor e isso vem de seus corações. Mas algumas pessoas boas possuem reservas. Algumas ótimas pessoas dizem: "Se eu me entregar totalmente ao Senhor, sabe o que meus amigos vão pensar de mim? Você sabe o que as pessoas na minha igreja vão dizer sobre mim? E quem sabe, talvez minha posição profissional será interferida. Preciso ser bem cuidadoso. Não posso perder minha influência com os outros. Preciso considerar o que as outras pessoas vão pensar e dizer. O conselho do qual faço parte espera isso de mim. Se eu realmente me entregar totalmente ao Senhor, o conselho ficará muito bravo. Talvez eles peçam para que eu renuncie." Entendem o que quero dizer? São ótimas pessoas, mas são influenciadas por normas.

Certa vez, eu estava conversando com um homem e conforme eu conversava ele foi entendendo o que eu queria dizer. Quando eu terminei, ele me disse: "Sim, senhor Sparks, você tem razão. Eu concordo. Mas se eu fosse seguir o caminho que você está seguindo eu ofenderia todos os meus amigos. E, em minha obra pelo Senhor, as pessoas começariam a retirar seus suportes financeiros. Então, preciso pensar nas pessoas e na obra do Senhor." Pessoas muito boas, muito dedicadas ao Senhor. Não há dúvidas que amam o Senhor, mas você vê essas reservas. No antigo testamento é dito sobre Calebe que ele tinha outro espírito e ele seguiu totalmente o Senhor. Ele, com outro homem, Josué, de toda aquela geração, entraram no Reino. É isso que queremos dizer com ENTENDIMENTO ESPIRITUAL.

Eu lhes pergunto: ENTENDERAM TODAS ESSAS COISAS? Tenho muito a lhes dizer sobre entendimento espiritual. Ah, mas é tão importante que eu tenha olhos para ver através das coisas que são ditas e feitas e ver o significado do Senhor. Essas pessoas apenas ouviram Suas palavras e viram Suas obras, mas não entenderam o significado. Eles perderam tanto. Peça ao Senhor que lhe dê entendimento espiritual. E se você não entende, não diga: “eu não entendo”. Vá ao Senhor e diga: “Senhor, me faz entender. Abra os olhos do meu coração.” Isso mostrará que você é sério com o Senhor e se você é sério com o Senhor, o Senhor será sério com você.